3 PROBLEMAS QUE TORNAM A PINTURA DE METAIS UM GARGALO EM SEU PROCESSO PRODUTIVO. E COMO RESOLVER!

3 problemas que tornam a pintura de metais um gargalo em seu processo produtivo. E como resolver!

3 PROBLEMAS QUE TORNAM A PINTURA DE METAIS UM GARGALO EM SEU PROCESSO PRODUTIVO.

E COMO RESOLVER!

Como é o  processo de pintura de partes metálicas dentro da sua linha produtiva? Se sua empresa possui linha própria de pintura ou optou pela terceirização desta etapa, existem 3 principais gargalos e riscos que podem estar minando seu sucesso e você precisa saber identificá-los. Veja a seguir:

 

Casca de Laranja

1. Riscos ambientais e 30% de gastos adicionais

Ao optar por uma linha de pintura interna, sua empresa é obrigada a seguir diretrizes legais, trabalhistas e ambientais que são bastante rígidas quanto ao controle da poluição. Órgãos responsáveis como o Ministério do Meio Ambiente (MMA), órgãos estaduais como a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) além de outras entidades irão monitorar como a sua empresa lida e controla os riscos e resíduos gerados pelo processo de pintura e podem impor duras multas em casos de desacordos normativos. Além disso, para se manter dentro das regulamentações ambientais, as empresas gastam em média 30% do orçamento de manutenção de manufatura e despesas de capital. Coloque na ponta do lápis: quanto seria a economia se recebesse o material pintado já pronto para entrar em produção?

2. Altos investimentos para operação e manutenção

O funcionamento de uma linha de pintura envolve não apenas gastos estruturais, investimentos em tecnologia, compra e reparo de equipamentos e administração de pessoal especializado, como também custos adicionais com inventário e armazenamento, gastos fixos e variáveis das operações, inclusive com grande possibilidade de problemas trabalhistas devido ao manuseio de materiais potencialmente perigosos e fluxos operacionais de risco elevado. Por isso, é importante investir constantemente para estar em total conformidade com as normas de segurança.

Além disso, se seu processo de pintura não possui a qualidade exigida pelo mercado, novos e altos investimentos deverão ser feitos, deixando os custos desse tipo de serviço ainda maiores e a continuidade do seu negócio ainda mais desafiadora. Certamente, o negócio principal de sua empresa não é a pintura, sendo esta apenas uma das partes, porém importante do seu processo produtivo, mas que pode estar consumindo seus investimentos e comprometendo sua produtividade.

 

Desplacamento

 

Bolhas na Pintura

Pontos de Sujeira

3. Pouca inovação, baixa qualidade e perda de produtividade

A pintura dá o acabamento ao produto final e é ela que causa a primeira impressão do seu cliente. No entanto, talvez sua empresa esteja limitada em termos de inovação e qualidade por conta de apenas um processo que também atrapalha a produtividade do todo. Neste cenário, a  terceirização do processo de revestimento parece ser a melhor alternativa, ou seja, delegar esta etapa à outra empresa especialista em pintura.

É então que nos deparamos com duas questões principais: qualidade e lead time.

 

Como encontrar a melhor solução para a pintura e evitar tais problemas em sua linha produtiva?

Ao optar pela terceirização no sistema coil coating (processo de pré-pintura automatizada do metal), você irá agregar diversos benefícios diretos para sua empresa e seus produtos.

A Tekno Kroma é especialista em coil coating, que é um processo de revestimento de metal mais eficiente que o sistema tradicional (pós-pintado) e pode ser a sua parceira nesse salto de qualidade. Além da imensa variedade de cores e acabamentos, o metal pré-pintado pode ser entregue em diversos formatos, já cortado e pintado para ingressar em seu processo fabril, aumentando exponencialmente sua produtividade e eficiência.

Ao optar por essa solução tecnológica e pela terceirização da pintura no sistema coil coating, sua empresa poderá ter reduções de 15% a 60% nos custos. A substituição do processo tradicional de pintura gera também ganhos em estoque, custos trabalhistas e operacionais.

 

Conheça o processo de revestimento mais ecológico do planeta

A questão da gestão ambiental é plenamente atendida pela Tekno Kroma, que está sempre atualizada às normas dos órgãos responsáveis, cuidando de todos os custos de descarte de resíduos e tratamento de superfície (esgoto industrial) e pintura (gases poluentes). O próprio processo do coil coating é considerado a forma mais ambientalmente responsável de aplicar tinta em metais planos. A baixa dispersão e a eficiência na  captura e destruição de partículas, eliminando poluentes tóxicos que poderiam ir para o ar, chega a 98% e, por isso, é considerado o processo de revestimento de bobinas mais ecológico do planeta.

 

Nos adaptamos ao seu negócio

O metal pré-pintado resiste aos principais processos de industrialização (corte, dobra, punção, conformação, dentre outros) se adaptando às produções de variados segmentos. Com seu Centro de Serviços, a Tekno Kroma oferece cortes transversais e longitudinais, entregando a matéria-prima não só em bobinas como também em tiras, chapas ou blanks, desenvolvendo planos de corte otimizados (sem danificar o metal) que poderão reduzir perdas em seu processo produtivo e se encaixar perfeitamente a sua produção.

 

Vamos utilizar nosso know-how para propor a melhor solução em metal pré-pintado ao seu processo produtivo! Quer conhecer mais vantagens do material pré-pintado? Acesse nosso e-book exclusivo ou entre em contato com nosso time de especialistas.